Aposto que você já ouviu esses três termos por aí, né? Mas qual a diferença entre eles?
Logotipo vem do grego logos (palavra, conhecimento) e typos (símbolo, figura), e seu uso no meio profissional significa o conjunto gráfico de imagens, texto e figuras que representam uma marca ou uma empresa, por exemplo.
Portanto, Logo nada mais é do que uma abreviação ou apelido de logotipo - ou seja, são a mesma coisa :)
E Logomarca? Há quem jure que a "logomarca" é apenas a parte da "figura" de um logo mas, na verdade, este termo não existe. É um neologismo (afinal, "logo" já significa "marca") e não é utilizado no meio profissional. Porém, de tanto ser utilizado, acabou sendo razoavelmente aceito. Mas você pode usar dizer simplesmente "marca" que todo designer ou publicitário vai te entender numa boa.
E só pra vocês saberem: aqui na Bitsy temos um processo bem alinhado pra criação de logos. Tudo começa com um briefing bem elaborado a quatro mãos, onde levantamos as necessidades do cliente/produto, as peculiaridades do segmento / macroambiente, preferências. Depois vamos fundo na pesquisa de mercado pra, só depois, começar o processo de criação e apresentar propostas condizentes.
Ficou clara a diferença entre estes três termos? Agora é só avaliar a sua marca e avaliar como traduzir seus valores e atributos em um logotipo. E precisando de ajuda, já sabem: Podem contar com a Bitsy.
Comments